O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é, numa simples tradução, a publicidade de produtos, serviços ou marcas online.⁠

Mas muito mais que isso, Marketing Digital é todo um conjunto de ferramentas publicitárias que permitem medir e rastrear resultados, de uma simples publicidade ou publicidades, que são testadas e adaptadas para melhores efeitos em determinada situação, para determinadas pessoas.


É possível anunciar só para determinadas pessoas?


Sim, é possível determinar um público específico para apresentar um anúncio, baseado na geografia ou tipologia de pessoas que queremos atingir, o que é uma vantagem única em relação ao modo tradicional de apresentar um anúncio.


anuncio de facebook - marketing digital
anúncio de facebook

E seja através de uma estratégia de construção de uma marca nas redes sociais, através de anúncios no Google ou Facebook por exemplo, das newsletters que recebemos nos emails ou daqueles automatismos, em forma de lembretes, que recebemos a dizer que deixámos uma compra no carrinho, é possível chegar a mais uma pessoa, a mais um possível comprador do nosso serviço ao produto.








Qual é a diferença entre o Marketing Digital e o Marketing tradicional?


Todas as ferramentas de Marketing Digital têm em comum devolverem relatórios de resultados e, serem por isso, mesuráveis. Esta “evolução” das estratégias de Marketing, tornou o chamado Marketing Digital preferido ao Marketing comum, aliado a uma gestão de recursos humanos e, principalmente, financeiros muito mais eficaz. Afinal anunciar para quem potencialmente já se interessa pelo que vendemos é muito mais eficaz do que anunciar para quem, por sorte, possa aleatoriamente passar pela rua onde colámos um cartaz.


Mas, e quando faz sentido esse “cartaz”?

O que fazer quando temos de anunciar no offline (mupi, outdoor, flyer)?


Quando o uso de Marketing “comum” faz estrategicamente sentido para um negócio, também já é possível adotar meios para digitalizar resultados, dispondo na arte ferramentas criadas especificamente para essa campanha, que possibilitem medir fins de forma automática:

- Com um número de contato dedicado (e associado a uma plataforma que devolva relatórios);

- Com um Qr code que direcione a uma landing page;

- Com um código de desconto alusivo; etc

A vantagem dessas avaliações é entender em que medida está a resultar determinado tipo de campanha e se valerá a pena ou não replicar meios e resultados.



Resumindo, quais as vantagens do Marketing Digital?

Assim, “Marketing Digital” é a publicidade de uma marca, produtos ou serviços com uso a um conjunto de ferramentas que permitem⁠: - Comunicar de forma personalizada e no momento certo, com as pessoas interessadas,⁠ - Interagir com o seu público⁠, - Obter análise de dados para a melhoria contínua de estratégia,⁠ - Poupar dinheiro, na medida que é um investimento mais baixo mas com um retorno muito maior.⁠



 

Já está a comunicar da forma certa? Entenda como pode melhorar pedindo uma avaliação neste link.


 

Gosta deste conteúdo? Veja mais artigos sobre Marketing no nosso blog.