Os profissionais da área que estão sempre em busca das últimas ideias para atingir um público, confirmarão: há uma tendência que nunca sairá de moda: fazerem-se encontrar no outro lado da linha / do anúncio / do email como alguém com quem o seu alvo se relacione.
É engraçado analisar uma resumida evolução (cíclica!) do Marketing de vendas:
Começa nos primórdios do 1 para 1 em vendas porta a porta, o vendedor tentava vender o seu produto a abordar cada pessoa.
A generalização da publicidade, dirigida a qualquer individuo indiscriminadamente, teve o seu boom em meios de comunicação unilaterais (televisão, outdoors, cartazes), e tinha resultados porque esses meios de comunicação eram novidade. Esses anúncios / publicidades eram verdadeiras peças de entretenimento / arte.
Estes meios deixaram de resultar aquando da massificação desses anúncios nos meios unilaterais. O público passou a estar assoberbado por essa exposição e deixou de prestar atenção.
O afunilamento do público e criação de personas, para fazer chegar a publicidade do produto a quem realmente poderia ter interesse, veio com a chegada da Internet, pois são os meios digitais que permitem rastrear preferências.
Ainda assim, a saturação desses meios, tira a nossa atenção dessas peças - e pense: qual foi a última publicidade que viu, clicou e comprou? - o que nos faz voltar à linguagem 1 para 1 para chegar a uma audiência exausta.
Como tornar o meu Marketing humanizado?
As pessoas querem ver pessoas atrás de negócios, não só fotos (apontamento já há muito usado no ramo imobiliário), mais humanidade.
A pandemia trouxe uma facilidade enorme em manter contatos remotos.
- Reúna ou faça uma chamada / mensagem por mês, como contato de conforto, a perguntar se está tudo bem, antes até de querer vender um novo produto. Preocupe-se.
- Active o Whatsapp no seu número de trabalho, esteja disponível para tirar dúvidas, ajudar em compras existentes ou dar dicas de utilização de produtos passados. Torne-se genuinamente útil.
- Configure o perfil do seu email para que mostre fotografia, contatos alternativos e link de perfil de Linkedin. Seja real.
- Mostre-se nas redes sociais. Interaja com os clientes, mostre a experiência de utilização dos seus produtos. Melhore com feedbacks e peça a clientes satisfeitos que o referenciem. Faça-se valer de experiências verdadeiras.
- Crie grupos sociais com pessoas do público-alvo, para que haja partilha de experiências dos seus produtos / serviços, que sendo úteis a estes pela sua qualidade, troquem essa referência entre si. Torne o seu cliente no seu melhor divulgador.
Em resumo, envolva-se no Marketing da sua empresa e dê mais de si, refletindo também aquilo que gostaria de receber de uma bom atendimento / produto / serviço. Essa experiência mais humanizada do usuário tornar-se-á uma boa e mais próxima experiência que vai ser a sua arma de Marketing, a trabalhar, quase sozinha, em retorno para o seu negócio.
Comments